A maioria dos objetos com os quais convivemos no nosso cotidiano possui cores, como frutas, flores, roupas, cabelos, entre tantos outros. A cor mexe com nossas emoções, dá nova dimensão aos objetos, modifica espaços, altera formas.
Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza. Acredita-se ainda que utilizavam substâncias como sangue, clara de ovo, ceras, resinas vegetais, excrementos e gordura animal, além de saliva humana para ajudar na fixação do pigmento.
Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes. Sendo que as cores extraídas das raízes são escuras, as dos caules médias, e as cores das flores e folhas são luminosas mais difíceis de fixar. São instáveis, mas obtemos lindas cores de flores e frutos.
A Eletiva teve sua nomenclatura inspirada no Matemático grego Arquimedes, que ao descobrir um método para se calcular o volume de um corpo, pronunciou esta máxima EURECA, como marco de sua descoberta. Da mesma forma esperamos que nossos jovens protagonistas venham a se inspirar e realizar de forma prática as tecnologias ao longo do tempo, desenvolvendo os experimentos e invenções, através de suas capacidades e sendo orientados pelos professores de História e Ciências, para que os mesmos aprofundem o conhecimento adquirido durante as aulas curriculares, como: Ampulheta, bússola, o rádio, a fotografia, a música etc. Para tanto dividiremos os encontros em temas característicos de cada tempo histórico enfatizando a importância da nova tecnologia para o período em questão. Iniciaremos com a própria contagem de tempo, através de inventos como ampulheta, relógio de sol, calendário lunar. Seguindo nossos encontros com aulas teóricas sobre o experimento científico, sua importância histórica e a construção do mesmo pelos alunos através de uma dinâmica progressiva, atraente e variada. Enfatizando atitudes protagonistas orientadas pelos professores e concluindo com a apresentação dos experimentos em nossa culminância conforme calendário escolar.
Vamos conhecer através de vídeos, lives e pesquisa em sites especializados, o mundo em suas diversidades, como: idiomas, costumes, cultura, intervenção sócio cultural, investigação geográfica. Isto se tornará evidente pelos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no decorrer da Eletiva, através da produção de podcast, painéis interativos, apresentações em vídeos e slides.
Busca-se com esta Eletiva, desenvolver atividades com música para incentivo à leitura e escrita. Bem como, apresentar estratégias que possibilitem aos alunos do 8ºano do Ensino Fundamental um estímulo e um despertar para o encanto que a leitura pode oferecer/proporcionar de forma dinâmica e divertida. Esta proposta visa uma reflexão sobre a música como instrumento de aprendizagem. A música se faz presente nos momentos mais importantes, assim podemos dizer que ela praticamente faz parte em todos os momentos da vida, alegres ou tristes, assim sendo podemos utilizá-la como instrumento eficaz de incentivo à leitura e escrita, para que o trabalho dos professores se torne cada vez mais produtivo, proporcionando condições de aprimorar conhecimentos e aperfeiçoando as tarefas de educar.
Dar suporte para o aluno analisar e interpretar letras de músicas tanto atuais quanto clássicos da música nacional e internacional a fim de conhecer e discutir sobre o que está sendo ouvido.
Ampliar o repertório cultural, incentivando a autonomia e o protagonismo, desenvolvendo a criatividade na construção, elaboração cênica e improvisação através de jogos. Assim como o desenvolvimento das competências sócioemocionais com ações colaborativas e em grupo.